segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cuide da saúde por si e pelos que vivem consigo

Suzanne Pedro, presidente da Comissão Política dos laranjinhas de Santana, afirmou que esta iniciativa tem como principais objectivos “ comemorar o dia mundial da saúde; identificar situações de risco; sensibilizar os jovens e a população em geral para a importância da promoção da saúde e da prevenção primária da doença e informar sobre os hábitos de vida saudáveis”.
Aquela responsável salienta que esta é uma forma de assinalar o Dia Mundial da saúde que decorreu esta semana. Para esta data a temática escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi "1000 Cidades - 1000 Dias". Assim o Dia Mundial da Saúde 2010 incidiu sobre urbanização e saúde. Com a campanha "1000 cidades - 1000 vidas", os eventos são organizados em todo o mundo, durante a semana de 7 a 11 de Abril de 2010, convidando as cidades a disponibilizar espaços para actividades de saúde.
Recorde-se que em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde. A realização de um rastreio de saúde adquire sempre uma grande finalidade: a promoção da saúde e a prevenção da doença, direccionando as pessoas que nele participe para a construção e/ou desenvolvimento do seu projecto de saúde.
Tendo por base esses projectos de saúde, os rastreios comunitários em saúde, enfatizam a avaliação e o reconhecimento de necessidades reais e/ou potenciais de cuidados de saúde, orientando os participantes para o serviço e profissional de saúde mais habilitado para o planeamento e para a prestação de saúde.
Neste âmbito a JSD Santana irá promover este projecto “Por si e pelos que vivem consigo, cuide da sua saúde”, realizando um rastreio de saúde e distribuição de informação cujos público-alvos são todos os cidadãos que passarem por Santana nestes dias.
A principal finalidade desta iniciativa é a de informar e sensibilizar os cidadãos através de rastreios e informação disponibilizada para a grande importância social da promoção da saúde, ou seja, da prevenção das doenças
.

In Jornal da Madeira

Sem comentários: